"O que é real? Como definir o real? Se você está falando do que pode ser cheirado, provado e ser visto, então real é simplesmente um sinal elétrico interpretado pelo seu cérebro."
A Matéria
Desde que nascemos somos condicionados a ver o mundo de uma certa perspectiva, acostumados a aceitar o mundo como algo material, desde o início do aprendizado e através dos anos, mas vamos pensar...
No seu dia-a-dia você recebe diversas informações: você lê jornais, escuta músicas, almoça... E ao longo da vida também. Vive numa realidade que aceita, e interpreta para podê-la sentir, então você vive confiando nos seus sentidos, os 5 para ser mais exato, para você a realidade não é nada mais do que interpretação atravez de sentidos.
A visão por exemplo, os fótons vão do 'objeto' para o olho, são refratadas e por aí vai... até serem interpetrado por sinais elétricos, transmitidos por neurônios para a parte de trás do cerebro responsável pela visão. Então toda a sua tela, seu campo de visão é reproduzido numa parte minuscula do seu cérebro.
E o mesmo serve para o tato, paladar, olfato e audição. Impulsos elétricos.
Em primeiro lugar então você vê o mundo como ele lhe parece, como você o interpreta.
E outra pessoa, mesmo tendo sua estrutura igual, tem sua genética e experiências de vida diferente, então o que impede essa pessoa de 'sentir' o mundo de outra forma? O conceito de o que é para você o vermelho, para essa outra pessoa pode ser 'sentido' como o verde.
E sendo tudo sentido através de impulso eletricos, uma cópia do mundo externo, nada impede dessa cópia não ser fiel ao original.
Então tudo que caracterizamos como matéria, não passa de extimulos elétricos nos neurônios.
Se você vê uma pedra no mundo externo, na verdade ela não está no mundo externo, mas sim dentro do seu cérebro.
Enquanto você lê esse texto, você não está na sala que acha que está, mas o contrário, a sala é que está dentro de você!
Estique sua mão e olhe para ela, note o seu corpo, você sente que esta dentro dele, que a sua existencia está envolvida pelo seu corpo, mas na verdade o seu corpo também é uma imagem formada no seu cérebro.
Nós crescemos acreditando que algo existe só pelo fato de tocar, cheira, e ver... mas na verdade toda essa sensação que temos, essa noção de existência é só uma idéia em nossa mente, e essas idéias estariam em lugar nenhum, mas sim em nossas mentes.
Vamos exemplificar:
Se podessemos computadorizar essas sensações, coloca-las em um CD, e se pudessemos conectar o cérebro de alguéma a um computador sem que essa pessoa morresse ou perdesse a conciência, e através desse CD no computador enviassemos as informações através de impulsos eletricos para esse cérebro, estariamos estimulando a pessoa a sentir algo que não existe no que consideramos real, ela poderia ver, cheirar, ouvir e tocar em coisas que na verdade só existiriam dentro de um computador.
Então trazendo essa idéia para a nossa vida, o que impede de que o que nós vemos não seja também apenas um estimulo de uma fonte que não a existência da matéria em si? E de onde viria esse estimulo? Essa é a pergunta que considero pergunta chave!
Uma antena de tv, emite sinais, que são captados pelo aperelho de televisão e INTERPRETADOS com som, imagem e atualmente até cheiros com tecnologias mais avançadas, se esses sinais das antenas fossem cortados as sensações na televisão também sumiriam, então para a televisão o que ela consideraria real, se tivesse consciência, o que ela veria e ouviria seria fruto de apenas um sinal de antena de uma emissora. A televisão poderia ser um ser inanimado dotado com apenas 2 sentidos (as tvs mais comuns) audição e visão, já nós somos dotados com 3 sentidos extras.
O propósito de todo esse post, surgiu com um artigo que li sobre uma descoberta de Alain Aspect, onde ficou provado através da física quântica que a realidade não é tão simples quanto parece ser. E de todos os assuntos que gosto o conceito de realidade é o que mais faz os miolos queimarem...
Por hoje vou deixar esse pequeno grande texto, e quando der completo com mais coisas que gostaria como mundo dos sonhos, e o próprio assunto do Alain Aspect.
Será que a noção de realidade, de matéria e organização das coisas realmente é o que parece?
Fontes: Wikipédia, dócumentários, e sites da internet como:
Mundo na realidade é silencioso e incolor
-http://www.terra.com.br/curiosidades/ciencia/ciencia_02.htm#topo
-http://www.terra.com.br/curiosidades/ciencia/ciencia_02.htm#topo
Nenhum comentário:
Postar um comentário